Dia a Dia da População da Cidade

Dia a Dia dos Burgueses e dos Nobres:


Os Burgueses tornaram-se o grupo social mais importante depois da revolução.Os Burgueses  nas cidades destacavam-se pela sua riqueza e pelos cargos e profissões que eles desempenhavam. Os Burgueses mais ricos receberam títulos do rei, portanto,nesta altura surgiu a "Mania de Títulos".

Alguns Burgueses só gostavam de mostrar o que valiam no seu trabalho, inteligência e o sucesso profissional.

A alta Burguesia habitava em ricas e luxuosas moradias.Também havia os Burgueses com menos dinheiro.A esses Burgueses dava-se o nome Classe Média. A Classe Média habitava em novos bairros em andares confortáveis. 

A alimentação dos burgueses e dos nobres era abundante e variada.Todos os burgueses faziam quatro refeições- o pequeno almoço, o almoço, o lanche e o jantar.

O vestuário da alta Burguesia e da nobreza era igual.Toda a gente, as Damas e os Cavalheiros, vestiam-se segundo a moda francesa.Seguindo essa moda começou a haver novas palavras-"toilette","tule","plissado","paletó","chique".


Os burgueses tinham os seus próprios divertimentos.Passear nos jardins, ir aos teatros, a ópera, jogos de salão, dos bailes dos clubes, dos cafés.  


No verão, os burgueses faziam piqueniques, andavam de bicicleta e iam ao mar, "iam a banhos" era como se dizia naquela altura.


O Dia a Dia das Classes Populares:


A maioria da população naquela altura pertencia às classes populares.

Criadas (Profissão)
As condições de vida eram horríveis. Eles para sobreviver tinham de trabalhar desde pequenos.Eles trabalhavam em actividades muito duras e mal pagas. A Classe Popular desempenhava várias profissões e serviços.

No séc.XIX, novas profissões foram criadas,como por exemplo transportes públicos, Companhia de águas...

O povo vivia em bairros miseráveis sem segurança e higiene.As casas eram pequenas e velhas sem esgotos e sem água potável.

A alimentação era pobre, pouco variada e a quantidade era muito pouca.

O povo não seguia a moda francesa porque não tinham dinheiro suficiente para comprar.O seu vestuário era simples, adequado ao tempo e á sua profissão.

O povo também se divertia mas só ao fim do dia ou á noite depois de um trabalho árduo.As mulheres e os filhos ficavam em casa e os homens iam há taberna beber e conversar.

O Inicio da Luta do Operariado:

Os operários trabalhavam em fábricas durante 12 horas ou mais,inclusive as mulheres e crianças.O que recebiam só dava para pagar as rendas das casas e da alimentação.O salário das mulheres era metade do dos homens.Na segunda metade do séc.XIX, os operários criaram um novo grupo social-o operariado.Nesta altura,começaram a organizar as primeiras associações de operários e as greves.










Sem comentários:

Enviar um comentário